Teve o nome negativado? Confira o que deve ser observado.

O consumidor que tem seu nome incluído no SPC, Serasa e demais órgãos de proteção ao crédito deve estar atento à maneira como foi feita essa inclusão, uma vez que existe todo um procedimento a ser seguido pelas empresas. Confira os pontos que devem ser observados:⠀

1º – A dívida realmente existe? Muitas pessoas têm seus nomes incluídos nos cadastros de proteção de forma indevida, por dívidas que sequer contraíram. Nesse caso específico, é presumido o dano moral, podendo a retirada do nome do SPC/Serasa ser feita de forma liminar.⠀
2º – Se a dívida realmente existir: o consumidor deve ser previamente comunicado acerca da inclusão de seu nome nos cadastros de inadimplentes. Não havendo a devida comunicação, também é presumido o dano moral pela negativação do nome, mesmo que a dívida exista.⠀
3º – E por fim, uma negativação legítima só pode ocorrer pelo período máximo de 5 anos. Passado esse tempo, o consumidor tem direito a requerer a exclusão de seu nome dos cadastros de proteção ao crédito.⠀

Fonte: JusBrasil

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