É possível mudar um nome diretamente no cartório? Como fazer?

Depende

Para que a alteração seja autorizada pelo Judiciário é necessário um justo motivo, não sendo possível a alteração. por mero descontentamento da pessoa com o nome civil.
Isso acontece em razão do Princípio da Imutabilidade ou Definitividade do registro que visa justamente dar segurança jurídica às relações pessoais, evitando casos de abusos de direitos e modificações fraudulentas.

Por isso, considerando que a mera insatisfação não é motivo para a alteração do nome, caso você ainda opte por reclamar a alteração em juízo, deverá buscar provas para esclarecer o juiz os seguintes pontos:

• Qual a circunstância objetiva que lhe gera constrangimento? (Ex. a posição dos sobrenomes pode gerar piadas, a escrita, a combinação de prenome e sobrenome);
• Qual o impacto do nome em sua esfera objetiva? (As pessoas caçoam do nome, quais pessoas, em quais situações se vê constrangido?)
• Qual o impacto do nome em sua esfera subjetiva? (Como você se sente em relação a isso?)

Tudo servirá como meios de prova a demonstrar ao Judiciário a importância da retificação daquele nome, afastando a sua situação daquelas onde as partes acionam o Judiciário por mero descontentamento.

Portanto, de forma bastante sucinta buscamos esclarecer que é possível à alteração do nome em casos excepcionais e relevantes através de requerimento judicial ou – em alguns casos – até diretamente no Registro Civil.

Fonte: JusBrasil

Deixe um comentário

Nosso Endereço

Av. Dom Luís, 300 - L2, Conj. 226Fortaleza, Ceará, Brasil

Telefone

+ 55 (85) 3264.0088+ 55 (85) 98878.0088contato@mbl.adv.br

Horário de Funcionamento

Atendimento de segunda a sextaDe 8h às 18h, em nosso escritório

MBL Advogados © 2021 Todos os direitos reservados.